Home > Últimas Notícias > Carnaval da Basiliano encerra com poesia e homenagem à Antonio Matias, folião número 1 de União

Carnaval da Basiliano encerra com poesia e homenagem à Antonio Matias, folião número 1 de União

Além do público palmarino, turistas também marcaram presença nas festividades da Prefeitura.

 

Nada de “Jenifer”, “Piscininha Amor”, “Fábio Assunção” ou qualquer outro hit da atualidade. Foi ao som da imortal marchinha de carnaval Bandeira Branca”, de Dalva de Oliveira, que encerrou o carnaval 2019 de União dos Palmares, na praça Basiliano Sarmento. Uma realização da Prefeitura local. O clima foi, de fato, de resgate de uma tradição perdida em algum lugar do passado, de um tempo que ficou na memória afetiva dos palmarinos mais saudosistas.

O octogenário folião Antônio Matias superou as dificuldades de locomoção naturais da idade e subiu ao palco para ser homenageado e receber as chaves da cidade através do rei momo e da rainha 2019, Marcos Leite e Simone Menezes. Na ocasião, Antônio cantou, ao lado do músico Jarbas Leite, do chefe de gabinete do município, Hermes Marques, amigos e familiares, canções que ficaram eternizadas na nostalgia do povo brasileiro e se emocionou ao relembrar de toda uma trajetória de festas carnavalescas em sua terra, União dos Palmares.

“Me senti em paz como há muito tempo não me sentia no carnaval, a impressão que tive é de estar com meus amigos do tempo da escola e minha família nos antigos salões do frevo”, palavras de dona Marileide, que veio de Ibateguara curtir o carnaval na terra de Zumbi dos Palmares. Turistas, inclusive, não faltaram na praça, assim como o publicitário Mayckson Douglas, do programas Alagoas Rural e Programa Conexão, da TV Pajuçara, que, junto com uma tropa de amigos, esteve de passagem em União e saiu encantado com o clima, a receptividade e a organização do carnaval local. “Achei a cidade muito agradável, o carnaval super tranquilo, com toda certeza ainda vamos voltar aqui em outras oportunidades”, complementa Mayckson.

Já o que chamou a atenção do professor da Ufal, Bruno Besso, foi a formação do famoso “reloginho da praça”, onde os foliões se reunem para dançar frevo numa roda de folia no centro da praça. “Aquilo foi incrível, a energia que rola ali é algo inexplicável, me senti no melhor carnaval do mundo”, falou com entusiasmo o professor.

O prefeito Areski Freitas (Kil) esteve se recuperando de uma virose e não participou do último dia, mas acompanhou todos os dias anteriores e ficou muito feliz com o sucesso que foi o carnaval na praça e de União em geral. “Nossa missão foi cumprida com êxito, trazer de volta o espírito carnavalesco. Não é fácil reinserir tradições perdidas no calendário das pessoas, mas, aos poucos, vamos recuperar União como rota de carnaval dos turistas e dos próprios palmarinos, que costumam viajar no período”, explica Kil, que define a programação deste ano, que contou também com os blocos e festa no conjunto Newton Pereira, não como reciclagem do passado, mas como uma reinvenção.

Se apresentaram na Basiliano atrações como as bandas Cannibal, Bora Bora, Contágio Tropical e Show Balanço, os cantores Elminho e Geleia da Gazeta FM, a orquestra Amigos do Frevo e outras.

Kil adiantou ainda a realização da ressaca de carnaval, no próximo domingo, dia 10, com mais uma edição do bloco do Jacaré, que é de sua realização, com apoio dos deputados Isnaldo Bulhões e Paulo Dantas, com a banda Trio da Huanna como atração principal.

 

Com Assessoria

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.