Home > destaques > Renan Filho conquista 52,16% e é eleito governador de Alagoas no primeiro turno

Renan Filho conquista 52,16% e é eleito governador de Alagoas no primeiro turno

Renan Filho, do PMDB, foi eleito neste domingo (05) governador de Alagoas para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, o peemedebista teve 670.310 votos, o que corresponde a 52,16% dos votos válidos. O segundo colocado, Benedito de Lira (PP), tefve 33,91% da preferência do eleitorado, com 435.827 votos.

A eleição foi polarizada desde o início. Júlio César, candidato apoiado pelo atual governador, Teotonio Vilela Filho, teve 101.757 votos, ficando na terceira colocação com apenas 7,92%. Mário Agra do PSOL teve 4,73% (60.816). Joathas Albuquerquer (PTC), Golbery Lessa (PCB), Coronel Goulart (PEN) e Luciano Balbino não somaram mais de 1% dos votos, cada.

A vitória de Renan Filho, da coligação “Com o povo para Alagoas mudar” , já era tida como certa de acordo com as pesquisas eleitorais. Nas duas últimas divulgadas dois dias antes do pleito (realizadas pelo Ibope e Exatta), o filho do presidente do senado, Renan Calheiros, seguia disparado e com vitória garantida no primeito turno, o que foi constatado neste domingo.

Na universidade, Rena Filho foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Economia, iniciando seu caminho pela política. Ao se forma em economia, em 2003, Filho passa a acompanhar a carreira política de seu pai e no mesmo se filia ao PNDB. Em 2004, foi eleito prefeito do município de Murici, sendo reeleito em 2008. Com excelente desempenho e aprovação da população, Renan Filho foi eleito deputado federal em 2010 com mais de 140 mil votos, a maior votação da história política de Alagoas.

Como Deputado Federal, foi nomeado presidente da Comissão Especial da Lei Geral da Copa, neste ano. Renan Filho também atuou como membro titular da comissão especial do Plano Nacional da Educação.

 

Biografia

José Renan Vasconcelos Calheiros Filho nasceu em 8 de outubro de 1979, em Murici.   É o filho mais velho do senador Renan Calheiros e da artista plástica Maria Verônica Rodrigues.

No ano de 1988, aos nove anos Renan Filho passa a estudar no colégio Marista, em Maceió, permanecendo no colégio até 1994. No ano seguinte, em 1995, Renan Filho se muda para Brasília aonde conclui o ensino médio. Aos 18 anos, ele ingressa na Universidade de Brasília, formando-se em economia em 2003.

Indicação e Campanha

A indicação de Renan Filho aconteceu em Maio deste ano. Na época, o PMDB justificou a escolha alegando que Filho teria condições técnicas para exercer o mandato de governador, liderança suficiente para focar um projeto para Alagoas dentro dos padrões confiáveis do partido e, por outro lado, ainda dispunha de viabilidade para vencer as eleições.

Durante sua campanha o candidato destacou Educação, Segurança Pública e Saúde como ‘tripé” do seu plano de governo.

Entre as promessas de Renan Filho estão construir o primeiro hospital da mulher no Estado, criar um polo tecnológico no sertão, construir um ramal de gasoduto e aumentar salários de professores.

A campanha eleitoral de 2014 foi mais forte nas redes sociais, Renan Filho apostou no contato com os eleitores principalmente através do Facebook, onde sua página aprece com mais de 79 mil curtidas.

 

 

Com Cadaminuto.com.br

Foto: Paulo Chancey Junior

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.