Home > Esportes > Começa a 3ª edição da Taça das Grotas; competição prossegue até 19 de novembro no Rei Pelé

Começa a 3ª edição da Taça das Grotas; competição prossegue até 19 de novembro no Rei Pelé

 
Promovida pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), a 3ª edição da Taça das Grotas foi aberta na noite de quinta-feira (10). A solenidade aconteceu no Estádio Rei Pelé, bairro do Trapiche, em Maceió, com a presença do governador Renan Filho. A competição reúne 32 equipes de futebol e 640 atletas. O torneio prossegue até 19 de novembro.

Renan Filho destacou que a Taça é voltada às comunidades atendidas pelo Programa “Vida Nova Nas Grotas”, desenvolvido pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

“São 32 grotas que possuem times aqui hoje e que o Estado já fez investimentos lá, melhorando a vida das pessoas, levando obras de infraestrutura como escadarias, pontilhões, áreas para o convívio, iluminação, quadras esportivas, ou seja, um programa que leva dignidade à vida dos moradores”, disse o Governador.

Durante a solenidade, foram entregues uniformes personalizados aos atletas. Duas partidas marcaram a abertura da competição. A equipe da Grota Senhor do Bomfim empatou com a Grota Santa Rosa de Lima pelo placar de 1 a 1, mas venceu nos pênaltis: 2 a 1. No outro jogo, a Grota do Cardoso superou a Grota Eldorado no tempo normal. Placar: 1 a 0. As demais partidas serão realizadas no Sesi Cambona e no Estádio Sete de Setembro.

Da primeira edição do torneio, em 2017, para a disputa deste ano, o número de equipes dobrou, passando de 16 para 32, bem como o de atletas, que foi de 320 para 640. 

“Não teria propósito para o Governo do Estado, através da Selaj, desenvolver o esporte se não fosse para a garotada e para a juventude que mais precisam de atenção e de cuidados por parte do poder público”, afirmou a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, presente à solenidade de abertura.

Renan Filho lembrou que o Programa Vida Nova nas Grotas foi um dos vencedores do concurso Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A premiação foi entregue ao secretário de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, durante a Reunião Anual da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (GEALC) realizada no início do mês em Buenos Aires, na Argentina. Mosart também prestigiou a solenidade de abertura da Taça das Grotas.

O Programa Vida Nova nas Grotas constitui-se como um guarda-chuva para projetos, planos e ações caracterizados por foco nas populações mais vulneráveis de Maceió, incluindo intervenções urbanas e territoriais que buscam a diminuição de desigualdades espaciais e de acesso a serviços.

Trata-se de uma plataforma de ações de diversas secretarias de Estado, dentre as quais a de Infraestrutura (Seinfra) e de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Além do ONU-Habitat, o Governo de Alagoas também firmou parcerias no âmbito do Programa com o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) e o Movimento Comunitário de Humanização das Grotas.

Prestigiaram, ainda, a solenidade de abertura da Taça das Grotas o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó; o secretário executivo do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert; a secretária executiva de gestão interna, Morgana Tavares; os vereadores por Maceió Francisco Sales e Ana Hora; o representante do Movimento de Humanização das Grotas, Róbson Lima, o “Robinho”; e o vice-presidente da CBF, Gustavo Feijó.  

Confira os demais jogos da Taça das Grotas:

SÁBADO 12/10 – SESI CAMBONA (SEQUÊNCIA 1ª RODADA)

Jogo 03: Grota Divaldo Franco x Grota do Pau D’arco / 08h00

Jogo 04: Grota Vila Emater x Grota do Peixoto / 09h00

Jogo 05: Grota Alto da Boa Vista x Grota do Facão / 10h00

Jogo 06: Grota da Paz x Grota Vale do Reginaldo / 11h00

Jogo 07: Grota da Pitanguinha x Lagoa Mundau  / 12h00

Jogo 08: Grota José Miguel x Grota Arranha Céu / 13h00

Jogo 09: Grota do Aterro  x Grota Ouro Preto / 14h00

DOMINGO 13/10 – ESTÁDIO 7 DE SETEMBRO

Jogo 10: Grota Alto da Goiabeira x Grota do Moreira / 08h00

Jogo 11: Grota do Estrondo x Grota Vila Saem / 09h00

Jogo 12: Grota do Triunfo x Grota das Piabas / 10h00

Jogo 13: Grota Rio Largo x Grota da Rodoviária / 11h00

Jogo 14: Grota do Canal 5 x Grota São Rafael / 12h00

Jogo 15: Grota do Grutão x Grota Canãa / 13h00

Jogo 16: Grota do Cigano x Grota Sonho Verde / 14h00

 

Com Agência Alagoas

Foto: Neno Canuto 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.