Home > destaques > Eleições 2020: TSE amplia horário de votação em uma hora; idosos terão preferência

Eleições 2020: TSE amplia horário de votação em uma hora; idosos terão preferência

 

O horário de votação nas eleições municipais 2020 será estendido em uma hora. Os eleitores poderão votar das 7h às 17h e os eleitores com mais de 60 terão horário preferencial para votar. Para os idosos, o horário preferencial de votação nas eleições 2020 será das 7h às 10h.

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, a decisão de ampliar o horário de votação é por conta da pandemia da Covid-19. O objetivo é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

 

A decisão, tomada na noite de quinta-feira (27/08), foi definida após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper, Fiocruz e Universidade de São Paulo (USP).

Barroso afirmou que a antecipação do início da votação para 7h — em lugar da extensão para 18h — atende pleito dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). “Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência.”

O ministro lembrou que o TSE adotará “todas as medidas possíveis e razoáveis” para garantir a segurança dos eleitores e mesários no dia da votação”. Em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras serão doadas para todos os mesários, e mais de 1 milhão e 800 mil proteções faciais, igualmente, para os mesários.

“Nós estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia. É votando nas eleições municipais que você define o destino da sua cidade e, em última análise, os rumos do Brasil. Vote consciente”, afirmou o presidente do TSE.

 

Com Gustavo Lopes | BR104

 
 

O

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.