Home > Últimas Notícias > Após pedido do MPE, Sesau cria protocolo para campanha política

Após pedido do MPE, Sesau cria protocolo para campanha política

Um ofício com recomendações de segurança sanitária para as atividades de campanha eleitoral deste ano foi enviado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para os órgãos responsáveis pelo pleito. A iniciativa aconteceu após solicitação feita pelo Ministério Público. As recomendações são similares às dadas para estabelecimentos comerciais na pandemia de Covid-19, como o distanciamento social e o oferecimento de pias para higienização das mãos.

O ofício de número 317/2020-GPRE/AL/RMT foi encaminhado à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e ao Ministério Público Estadual (MPE). Ficou sugerida a observação da lotação máxima de forma a garantir o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, e a distância entre mesários ou a colocação de barreiras físicas.

A aferição de temperatura corporal também foi recomendada nas entradas, assim como o uso obrigatório de máscaras e pontos de lavagens das mãos e tapetes sanitizantes para higienização dos pés. A preferência dada pelo ofício foi de locais com ventilação natural para ações de campanha e comitês.

Caminhadas e comitês foram aconselhados a apresentar alertas visuais e/ou sonoros sobre a importância do uso de máscara e do distanciamento social, e que se evite o compartilhamento de materiais e equipamentos. É recomendado que microfones fiquem em pedestais, e não nas mãos dos locutores, e sejam higienizados entre os usos.

Foi ressaltada na lista a importância da disponibilização de água através de botijões com uso de copos descartáveis, ao invés de bebedouros. Os banheiros também são indicados a terem álcool gel 70%, sabão, papel toalha e lixeiras que não exijam contatos com as mãos. Materiais impressos para propaganda, como santinhos, não são indicados.

Na capacitação das pessoas que atuarão nas atividades eleitorais, é recomendada a inclusão de cursos breves de biossegurança. Os ‘bandeiraços’ também são indicados com limite de 10 portadores, respeitando o distanciamento, e com espaço de 100 metros entre os diferentes grupos partidários.

Como último ponto, o documento recomenda que pessoas com suspeitas ou sintomas de Covid-19 devem ser afastadas de suas atividades de campanha, com cumprimento de 14 dias de quarentena e tratamento médico.

Com Gazetaweb

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.