Home > destaques > Programa Vida Nova nas Grotas vence prêmio internacional de cidades inteligentes

Programa Vida Nova nas Grotas vence prêmio internacional de cidades inteligentes

 

O Programa Vida Nova nas Grotas venceu o Prêmio World Smart City Awards 2020 na categoria Qualidade de Vida & Inclusão. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (18) durante cerimônia virtual transmitida de Barcelona, na Espanha, que contou com a participação do governador Renan Filho e dos secretários de Estado da Fazenda, George Santoro; e do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

O World Smart City Awards 2020 reconhece anualmente projetos pioneiros, ideias inovadoras e estratégias que promovam uma abordagem de “cidades inteligentes” no desenvolvimento urbano e na melhoria da qualidade de vida dos habitantes. A candidatura alagoana concorreu com projetos da Índia e da Turquia.

“Participar de um prêmio internacional de cidades inteligentes significa que a gente, na área de inclusão social e com soluções inovadoras, melhora a vida das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam, que são os moradores das grotas de nossa capital”, comemorou Renan Filho.

A candidatura “Vida Nova nas Grotas – melhoramento de favelas e desenvolvimento urbano baseados em evidências” concorreu ao prêmio com o trabalho conjunto desenvolvido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), em parceria com o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). O programa engloba, ainda, outras secretarias de Estado, como a de Infraestrutura (Seinfra) e a da Fazenda (Sefaz).

O representante regional para América Latina e Caribe do ONU-Habitat, Elkin Velásquez, em sua conta no Twitter, parabenizou o Governo de Alagoas pela premiação e o governador Renan Filho por liderar o programa que beneficia comunidades vulneráveis de Maceió, destacando a cooperação técnica estabelecida.

Fotos: Thiago Sampaio

O Vida Nova nas Grotas é um guarda-chuva para projetos, planos e ações com foco nas populações mais vulneráveis de Maceió, incluindo intervenções urbanas e territoriais que diminuem as desigualdades espaciais e de acesso a serviços. A princípio, a iniciativa implantava melhorias em mobilidade urbana, como escadarias, pontilhões e passeios em todas as comunidades de risco. Porém, o programa cresceu e ampliou sua atuação com a chegada do ONU-Habitat em 2017. A parceria gerou ações de inclusão social, meio ambiente, qualidade de vida, infraestrutura e empreendedorismo.

Hoje, 54 grotas da capital alagoana já foram atendidas e, até o final do programa, mais de 300 mil pessoas serão beneficiadas, em todas as cem comunidades de Maceió. “As pessoas podem esperar: nós vamos chegar, até o final do nosso governo, a todas as grotas da capital. Esse é o nosso compromisso. Isso vai melhorar a vida de muita gente. Trata-se de um programa muito verdadeiro e que vamos levá-lo adiante até atender todas as pessoas que residem em grotas de Maceió”, assegurou o governador.

O World Smart City Awards 2020 recebeu candidaturas de projetos de altíssimo nível de aproximadamente 50 países para as sete categorias do prêmio, apresentado no evento global na Espanha, organizado pelo Smart City Expo World Congress e pela Fira Barcelona, e apoiado por diversas instituições globais como o Banco Mundial.

“Estamos muito felizes com o resultado do prêmio. Depois de seis anos desse programa tão bonito e com tantos resultados positivos de inclusão social, melhoria da qualidade de vida, a premiação veio culminar com o que realmente o Vida Nova nas Grotas traz para as pessoas”, enfatizou o secretário Mosart Amaral.

Reconhecimento

À Agência Alagoas, Elkin Velásquez – representante regional para América Latina e Caribe do ONU-Habitat – destacou que o World Smart City Award 2020 é um dos principais prêmios globais que reconhecem cidades que combinam inovação e tecnologia para resolver problemas reais dos seus habitantes.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de nossa parceria com o Governo de Alagoas, que alcançou uma vez mais um grande reconhecimento internacional pelas ações do programa Vida Nova nas Grotas. Esta iniciativa foca, por um lado, nas pessoas e nas comunidades mais vulnerabilizadas de Maceió, e, por outro, na produção de dados e informações para melhorar políticas públicas”, disse.

“Essa abordagem humana e inovadora é o que garante que Maceió seja uma cidade cada vez mais inteligente, que implementa as diretrizes da Nova Agenda Urbana e localiza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos assentamentos informais de Maceió. Parabéns ao Governo de Alagoas”, acrescentou Velásquez.

Confira a lista dos ganhadores 2020 do prêmio World Smart City Awards

  • Categoria “Cidade Inteligente” – Shangai.
  • Categoria “Inovação contra COVID-19” – Werkit (empresa), de Nova York, com o projeto “Adaptações inovadoras para o “Futuro do Trabalho” no mercado digital global na Zâmbia”.
  • Categoria “Tecnologias catalizadoras” – Shenzhen (município chinês), com o projeto “Cidade digital – tecnologias fazem uma cidade melhor”.
  • Categoria “Meio ambiente urbano” – Microsoft (empresa) em Munique (Alemanha), com o projeto “MindSphere City Graph – uma plataforma para Siemens e Microsoft”.
  • Categoria “Mobilidade” – Pantonium (empresa) de Toronto (Canadá), com o projeto “Utilizando tecnologia para converter rotas fixas de transporte público em transporte sob demanda durante a pandemia de Covid-19”.
  • Categoria “Governança e economia” – Zencity (empresa) de Tel Aviv (Israel), com o projeto “Decisões baseadas em dados em governos locais”.
  • Categoria “Qualidade de vida e inclusão” – Governo de Alagoas, com o projeto “Vida Nova nas Grotas – melhoramento de favelas e desenvolvimento urbano baseados em evidências”.

Fonte: https://www.smartcityexpo.com/2020-awards/

 
Texto de Severino Carvalho e Manuela Mattos – Agência Alagoas 
Foto: Thiago Sampaio 
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.