Home > Outras Notícias > Primeira dama do Estado visita projeto de inclusão social pelo esporte

Primeira dama do Estado visita projeto de inclusão social pelo esporte

O tênis como ferramenta de inclusão social. E não, não estamos falando do calçado, mas sim do esporte. Nesta quinta-feira (7), a primeira dama de Alagoas, Renata Calheiros, esteve na Barra de São Miguel, ao lado da secretária de estado adjunta do Esporte e Lazer, Andreia Alfama, e outras autoridades, para conhecer de perto o projeto Tênis Para o Futuro.

 

Realizado em parceria com apoio do município, a iniciativa consiste em apresentar o esporte às crianças da rede pública de ensino. Para isso, basta estar devidamente matriculado nas escolas municipais. A ideia é trazer o projeto para o âmbito do ensino estadual.

 

“Nossa missão aqui é desmistificar essa ideia de que o tênis é um esporte elitista. Muito pelo contrário. Aqui, nós buscamos, além de apresentar o esporte para a criançada, desenvolver o respeito, a disciplina e o comportamento dessas crianças. Tudo de maneira leve, didática”, explicou o professor de educação física e idealizador do projeto, Jorge Delnero.

Iniciado há três meses, o Tênis Para o Futuro conta com 60 crianças, divididas em dois períodos. As aulas acontecem sempre às quintas-feiras, nos contraturnos da escola, e estão caindo nas graças da garotada, como afirma o pequeno Vitor Felizmino, de 6 anos.

 

“Gosto muito de vir pra cá. Os professores nos ajudam bastante, no ensinam. Fico muito feliz em estar aqui participando com todos os meus colegas da escola”, disse ele, animado, empunhando a raquete.

Projeto piloto

 

Ao lado da primeira dama Renata Calheiros, a secretária Andreia Alfama avaliou o projeto como positivo e já adiantou que uma extensão da iniciativa deve ser implantada a nível de estado ainda no primeiro semestre de 2015. Para a rede estadual, a ideia é que sejam atendidas 100 crianças.

 

“É uma iniciativa primorosa. As crianças responderam bem aqui na Barra e não vejo como isso não pode dar certo no Estado. Já estamos estudando, junto à Secretaria da Educação, escolas onde poderíamos iniciar um projeto piloto do Tênis Para o Futuro. Até junho deveremos colocá-lo em prática”, assegurou.

 

De acordo com a superintendente da Rede Estadual de Educação, Maridalva Campos, a disseminação da prática desportiva nas escolas públicas traz benefícios que vão além do bem estar físico.

 

“O esporte contribui para a melhoria dos indicadores, na disciplina e rendimento no aprendizado dos alunos, na redução da evasão escolar e, ainda, fortalece a integração da comunidade escolar”, declarou.

 

Incentivo

 

Principal incentivadora da expansão do projeto à rede pública estadual, a primeira dama Renata Calheiros, afirmou que o projeto será de grande amplitude.

 

“Estamos trabalhando junto com a Educação em um projeto que vise a inclusão social e que seja capaz de auxiliar na reversão de indicadores educacionais e sociais. Por isso, é importante este diagnóstico inicial, mostrando a viabilidade e números que, posteriormente, possam ser comparados”, explicou.

 

Ainda segundo Renata, os estudos estão avançados e a etapa seguinte será a visita a uma escola da rede estadual para avaliar as condições de implantação do projeto.

 

Com Agencia Alagoas

Foto: Valdir Rocha

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.