Home > Últimas Notícias > Campanha de Vacinação contra a Influenza deve vacinar mais de 702 mil alagoanos

Campanha de Vacinação contra a Influenza deve vacinar mais de 702 mil alagoanos

Até o encerramento da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que acontece no próximo dia 22, devem ser vacinados 702.289 alagoanos, o que corresponde a 80% do grupo de risco. Nesta edição, devem ser imunizadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, os adultos com 60 anos ou mais, as gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, população indígena, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

A iniciativa visa reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes do vírus da gripe. Para serem imunizadas, essas pessoas devem se dirigir até os postos de vacinação próximos de suas residências, cujos endereços estão sendo divulgados pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde do Estado, segundo informou a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro.

 

“A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por essa razão as campanhas são realizadas anualmente. É importante salientar que a vacina não causa gripe, mas, como existem vários tipos de vírus, e a vacina protege contra os três que mais circulam, a imunização previne contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1”, explicou Denise Castro, ao alertar que “a vacina é contra indicada a quem tem alergia a ovo e pessoas com febre devem esperar a melhora do quadro clínico para serem vacinadas”.

 

A doença – A gripe, também conhecida como influenza, é uma infecção viral aguda, que acomete o sistema respiratório e afeta 75% dos idosos e crianças entre seis meses e dois anos de vida. Os sintomas são semelhantes aos do resfriado e sua transmissão ocorre por meio de um vírus, que se propaga através das secreções das vias respiratórias, pela fala, tosse, espirro e pelas mãos contaminadas.

 

E preocupado em não adoecer, o militar da reserva, Nilton João de Lima, 71 anos, compareceu a um shopping de Maceió e fez questão de se vacinar contra a Influenza. “A vacina protege e ainda é de graça. Por isso, não há motivos para não se vacinar”, destacou. Opinião também compartilhada pelo empresário Antônio Oliveira, que é pai da pequena Melissa Oliveira, 1 ano, e que foi vacinada contra a Influenza. “Não há motivos para deixar de vacinar os filhos, pois a vacina está disponível tanto nos postos de saúde, quanto nos shoppings”, salientou.

 

 

Com Agencia Alagoas

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.