Home > Outras Notícias > Estado distribui 439 toneladas de sementes para o Sertão

Estado distribui 439 toneladas de sementes para o Sertão

O governador Renan Filho fez, no sábado (30), a entrega de sementes, deste ano, para o Sertão. São 439 toneladas de feijão, milho e sorgo, que beneficiarão mais de 26 mil agricultores familiares. O evento foi realizado na cidade de Santana do Ipanema.

“Espero que a chuva garanta um bom plantio. Estamos com boa parte do Sertão aqui reunido, em Santana do Ipanema, para que o Estado possa cumprir o seu papel de entregar as sementes para que as pessoas plantem e nós tenhamos uma boa colheita”, disse o chefe do Executivo, na ocasião.

O evento, que estava marcado para a próxima quarta-feira (3), foi antecipado para este sábado (30), em razão das chuvas. “Fomos orientados por técnicos da Secretaria da Agricultura a repassarmos essas sementes o quanto antes. A chuva que chega no Sertão, para quem vive da terra, é presságio de bons frutos”, revelou Renan Filho.

O deputado estadual Isnaldo Bulhões, que participou da entrega, destacou o trabalho desenvolvido pelo governo, nesta gestão, relacionado a entrega de sementes. “Essa ação é de extrema importância social para todo o sertão de Alagoas. A prática já havia sendo feita, mas agora o programa é executado com maior quantidade de sementes e responsabilidade, guiado por critérios objetivos”, avaliou o parlamentar.

Hoje, a distribuição de sementes é considerada um dos programas de maior capilaridade da atual gestão. Houve, inclusive, um acréscimo relacionado à quantidade de milho, feijão e sorgo adquiridos pelo Estado em comparação a 2014. O aumento foi garantido graças à modalidade de compra adotada este ano, o pregão eletrônico.

O agricultor Petrucio Sandes, presidente da Associação Comunitária de Tingui, no município de Água Branca, mostrou-se satisfeito. “Em outros anos, nós já recebemos sementes, mas bem menos. Era bem difícil chegar para um associado e repassar 2 kg de grãos para o plantio. Hoje, recebemos mais de 1800 sementes para as 100 famílias da comunidade [média de 18 kg]”, observou o pequeno produtor.

Essa ação é coordenada no Estado pela Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura. O titular da pasta Álvaro Vasconcelos adiantou que o procedimento para compra será iniciado este ano para que a entrega em 2016 seja feita nos meses de março e abril – período mais propício para o agricultor.

Com Agencia Alagoas

Foto: Marcio Ferreira

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.