Home > destaques > Murici ganha destaque por investimentos em creches e avanços na educação infantil

Murici ganha destaque por investimentos em creches e avanços na educação infantil

Cuidar do futuro dos pequenos muricienses é uma das principais bandeiras da gestão do prefeito Olavo Neto, que segue investindo cada vez mais na Educação Infantil e colhendo resultados significativos. Do início do primeiro mandato do gestor, em 2017, até este ano, o número de vagas ofertadas em creches de Murici teve um salto expoente que passa dos 58%, com as mais de 1.300 crianças entre 0 e 5 anos atendidas nas sete creches e pré-escolas de primeira infância com educação em tempo integral no município.

“A educação segue sendo uma prioridade em Murici. Firmamos lá atrás o compromisso ousado de universalizar o serviço de creches para que nenhuma criança fique fora do ambiente escolar. E hoje, junto com o empenho da secretária de Educação Cássia Regina, temos um número muito satisfatório de crescimento no atendimento às nossas crianças, e estamos trabalhando para aumentar essa porcentagem”, destaca Olavo Neto, ressaltando que quanto mais cedo a criança ingressar no ambiente escolar, melhores serão as oportunidades para ela e sua família no futuro.


As creches de Murici contam com moderno espaço literário, sala de brinquedos e jogos, projetos de música, acompanhamento em saúde bucal e atividades teatrais, tudo isso para que os pais possam realizar outros afazeres durante o dia com a garantia de que os filhos estão sendo bem cuidados em um ambiente seguro e confortável. “Minha filha estuda desde os dois anos na Madre Leônia. A abertura das creches em tempo integral foi a melhor coisa que aconteceu, isso me ajuda muito. Levo ela de manhã e só pego às quatro da tarde, e com isso tenho tempo para fazer outros compromissos, como cuidar do meu avô que é idoso”, diz Silvana Maria, mãe da pequena Maria Clarice de 6 anos que estuda na Creche Escola Madre Leônia Milito, a primeira unidade de ensino em tempo integral do município.
E a ambição do prefeito Olavo Neto em ampliar as vagas de creche segue de vento em popa. Isso porque outros dois equipamentos serão inaugurados para atender mais 400 crianças no Conjunto Olavo Calheiros. Os prédios estão em reta final de conclusão de obra e muito em breve serão entregues à população.


Com as duas novas creches, Murici passará a contar com nove unidades de educação em tempo integral. Elas se somarão às creches Maria Salete, Osineide Cavalcante, Madre Leônia Milito, Cria Terezinha Marques, Cria Professor Loureiro e mais duas do campo (assentamentos Pacas e Dom Helder).
Crianças bem nutridas

A merenda escolar é uma demanda humanitária e a Prefeitura de Murici vem fazendo investimentos gradativos para melhorar a qualidade da alimentação. Nas creches são oferecidas de três até cinco refeições diárias e o cardápio é altamente nutritivo, preparado por uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, desde a separação dos alimentos até o preparo dos pratos na cozinha. Esse acompanhamento é essencial para que os alunos recebam uma merenda saudável, feita especialmente para ajudar no seu desenvolvimento e aprendizado.
As crianças também aprendem desde cedo sobre hábitos de alimentação saudável, como acontece no Centro de Educação Infantil Osineide Cavalcante, a terceira creche instalada no Conjunto Pedro Tenório, fruto de um investimento de mais de R$ 1,2 milhão de reais. O local,

que atende 150 alunos, foi o primeiro a receber o projeto “Horta Escolar”, iniciativa em parceria com o Governo do Estado que tem a proposta de trabalhar com as crianças sobre plantio e cultivo de produtos que serão utilizados na própria merenda, despertando nelas o interesse pela forma como os alimentos são cultivados. O projeto será expandido nas demais creches do município, para virar rotina na Educação Infantil.


Entrega de materiais escolares

A Prefeitura de Murici adquiriu, com recursos próprios, um total de 6.500 kits escolares, distribuídos no início do ano letivo a todos os estudantes da rede municipal de ensino, incluindo creches, ensino fundamental e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), conferindo condição necessária para que possam estudar com material de qualidade, além de ajudar no orçamento familiar. Os kits contêm mochila, caderno, agenda do aluno, estojo com material didático, entre outros itens, além de fardamento. Também foi feito um investimento superior a R$ 600 mil na aquisição de 24 bibliotecas móveis, com um acervo literário total de 7.200 livros para facilitar o acesso à leitura dos alunos.
Murici de Olho na Alfabetização.

Já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação de Murici vem adotando uma série de ações estratégicas para melhorar a alfabetização dos estudantes de 1o e 2o ano. Uma dessas ferramentas é o projeto “Murici de Olho na Alfabetização”, lançado em 2022 como objetivo de estabelecer nova oportunidade de formação aos educadores na metodologia de aprendizagem dos estudantes. A iniciativa propõe o uso de atividades lúdicas e brincadeiras como parte do processo de ensino, tornando a alfabetização uma experiência mais divertida e interessante para as crianças, incentivando o gosto pela leitura e escrita desde cedo.

Até o final de 2023, o município deve atingir a meta de 60% de estudantes alfabetizados ao final do 20 ano do Ensino Fundamental.
“Vamos continuar cuidando das nossas crianças com uma educação de qualidade, e para isso temos creches e escolas bem equipadas, merenda saudável e entrega de fardamento e material didático novos, para que possamos assegurar um futuro melhor para os pequenos muricienses”, garante o prefeito Olavo Neto.

 

Com Assessoria 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.