Home > Últimas Notícias > Governo lança programa Coração de Estudante de atenção à saúde mental de alunos da rede estadual

Governo lança programa Coração de Estudante de atenção à saúde mental de alunos da rede estadual

Oferecer suporte psicossocial e promover a saúde mental dos alunos da rede estadual. Este é o objetivo do programa Coração de Estudante, lançado pelo governador Paulo Dantas em evento realizado no Centro de Convenções, na manhã desta terça-feira (26). O projeto inovador, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), irá beneficiar estudantes do ensino fundamental ao médio.

Com um investimento inicial de R$ 4 milhões, o programa começa a implementar ações concretas já a partir desta terça-feira. Entre suas principais iniciativas, destaca-se a oferta de atendimento especializado em saúde mental em todas as escolas estaduais, incluindo a realização de diagnósticos organizacionais para identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pelos alunos.

 

O governador Paulo Dantas ressaltou a importância de o Estado oferecer  suporte emocional aos estudantes, visando melhorar a qualidade de vida de todos. “Em um mundo que desafia constantemente nosso bem-estar mental, é fundamental que o suporte psicológico seja acessível no nosso sistema educacional. Por meio do programa Coração de Estudante, garantimos que nossos jovens recebam o acompanhamento psicológico necessário para superar os desafios acadêmicos, sociais e emocionais de suas vidas. É mais que uma medida preventiva; é um investimento na saúde mental e no futuro de nossa sociedade”.

 

Os diagnósticos objetivam definir o escopo do trabalho dos profissionais envolvidos no programa, que inclui psicólogos, assistentes sociais, professores e gestores. A partir dessas informações, os alunos poderão ser encaminhados para consultas psicológicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou para delegacias especializadas em casos de abuso ou violência.

 

Além disso, o programa distribuiu material didático para escolas de ensino fundamental, visando abordar as temáticas diretamente com os alunos. Este material é parte da estratégia do programa de desenvolver competências socioemocionais nos estudantes, permitindo-lhes aplicar o conhecimento teórico na prática.

 

“A dedicação ao bem-estar dos alunos reflete o compromisso do governo estadual em criar um ambiente educacional focado tanto na excelência acadêmica quanto na saúde mental e na formação socioemocional completa dos estudantes. Os profissionais contratados fazem parte de um núcleo que já iniciou os atendimentos em todo o estado”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, durante seu discurso no evento.

 

Para tornar isso possível, em fevereiro de 2024, a Secretaria de Educação contratou 60 psicólogos e 20 assistentes sociais, seguindo a proporção de um psicólogo para cada cinco escolas e um assistente social para cada quinze. Esses profissionais compõem o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA) e já atuam no programa desde seu lançamento.

 

O deputado federal e ex-secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, prestigiou o evento e parabenizou o governador Paulo Dantas por mais essa iniciativa bem-sucedida. “Tenho certeza de que, assim como outros programas de sucesso, este também se tornará referência nacional, servindo de inspiração para políticas do Governo Federal na área da educação. É essencial oferecer suporte especializado aos nossos estudantes, que enfrentaram tantos desafios nos últimos anos e necessitam, mais do que nunca, de atenção especializada”, destacou Rafael Brito.

 

Além de promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos, o Coração de Estudante visa combater os impactos remanescentes da pandemia de Covid-19, enfatizando a promoção da qualidade de vida no ambiente escolar. O programa, em seu formato piloto, será avaliado após seis meses para determinar os resultados alcançados e realizar os ajustes necessários, visando aprimorar ainda mais o suporte oferecido aos alunos alagoanos.

 

Com Agência Alagoas 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.