Home > Últimas Notícias > Censo Escolar 2016 começa a ser realizado a partir de 27 junho

Censo Escolar 2016 começa a ser realizado a partir de 27 junho

Por meio da Portaria 286, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a data de início do Censo Escolar 2016. O Sistema Educacenso (http://educacenso.inep.gov.br) estará aberto para preenchimento no período de 27 de junho a 31 de agosto.

 

Neste primeiro momento, escolas públicas, privadas e filantrópicas de todo o país deverão informar dados referentes a matrículas (número de alunos, profissionais, turmas, dentre outros). No ato do preenchimento, as informações prestadas devem ser relacionadas à realidade da instituição de ensino no dia 25 de maio, denominado o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica.

 

“É importante que a escola tenha todas as suas informações devidamente organizadas e as cadernetas em dia, pois, a partir do momento em que esses dados são informados ao Inep, eles passam a valer como oficiais, como a realidade da instituição”, orienta Cheila Vasconcelos, coordenadora estadual do Censo Escolar.

 

O Decreto 6.425/2008 da Presidência da República determina que todas as instituições de ensino do país respondam ao Educacenso.  Os dados são essenciais para a elaboração de índices educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e de políticas públicas educacionais.

 

Escolas novas – Para as escolas novas que já fizeram seu cadastro no Inep e receberam seu código do Educacenso, a Seduc, por meio de Supervisão de Estatística e Avaliação Educacional, disponibiliza formulários com orientações acerca do preenchimento do Censo.

 

Para obter esses formulários, basta fazer uma solicitação à secretaria por meio do email: [email protected] ou pelos telefones 3315-1264/1265.

 

Com Agencia Alagoas

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.