Home > Últimas Notícias > Pequenas Obras, Grandes Mudanças já transforma a autoestima de moradores

Pequenas Obras, Grandes Mudanças já transforma a autoestima de moradores

O programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, lançado pelo governo do Estado há pouco mais de um mês, já começa a apresentar os primeiros resultados. Assim que as ordens de serviço são assinadas, as obras têm tido início imediato e vagas de emprego têm sido ofertadas à população local, levantando a autoestima e levando esperança de dias melhores as mais de 250 mil pessoas que hoje vivem espalhadas pelas grotas de Maceió.

A realidade de um quarto da população que reside na capital e se arrisca todos os dias por escadarias quebradas, barrancos escorregadios e pontilhões improvisados começa a ganhar um novo sentido. É o que narra a dona de casa Beatriz Roberta, moradora da grota do Pau D’Arco.

 

Caminhando com dificuldade e com a filha de um ano e nove meses no colo, ela conta que as obras de mobilidade urbana, conduzidas pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), são esperadas ansiosamente pela comunidade da grota do Pau D’Arco, onde hoje residem, aproximadamente, 16 mil pessoas.

 

“Moro aqui há dez anos e nunca vi ninguém fazer nada pela gente. Com as novas escadas e pontilhões não iremos mais nos arriscar a andar sobre as valas. A situação aqui é muito difícil, principalmente quando chove, porque ficamos ilhados em casa”, relata a moradora.

A movimentação de engenheiros, pedreiros e serventes nas comunidades tem gerado grande expectativa e, ao mesmo tempo, satisfação e esperança de um futuro melhor entre os moradores locais. Eles relatam, de forma unânime, que finalmente um sonho antigo está se tornando realidade, evidenciando o incontável número de promessas de melhorias ao longo dos anos, gerando um clima de incredulidade em relação ao poder público, uma vez que, efetivamente, nada foi feito em prol dessas comunidades, aparentemente esquecidas até então.

 

“Quando as obras começaram, já transformaram imediatamente a nossa realidade. Melhorou a autoestima do morador, entende? A gente já estava cansado de tanta promessa, e vendo a vida da gente ficar cada vez pior. Várias crianças já sofreram acidentes nessas valas e barrancos. Como mãe, me sinto aliviada em saber que minha filha será criada em um novo ambiente, uma nova grota”, conta Beatriz Roberta.

 

Para Nilson Lima, integrante da equipe de engenharia da Setrand e responsável pelo andamento das obras, a colaboração da população tem sido fundamental para o trabalho dos engenheiros e operários.

“Nós precisávamos de espaço para alocar os materiais e máquinas, a exemplo da betoneira. Os moradores têm cedido lugar em frente suas casas e até em suas varandas, colaborando ativamente como nosso trabalho”, disse Lima.

 

A prontidão e solicitude da população, demonstrada inicialmente na grota do Pau D’Arco, têm sido espelhadas nas demais grotas onde os serviços já foram iniciados – Alto da Boa Vista, Macaxeira, Iraci, Aterro e Grota do Arroz.

 

As obras iniciadas têm causado certa euforia entre os moradores, que relatam, mais uma vez, o quanto as escadarias drenantes, pontilhões e passeios estão relacionados com a elevação da autoestima dos moradores dessas comunidades.

 

“Hoje as nossas escadarias estão todas quebradas e fica difícil caminhar. À noite, a situação é ainda pior com a falta de iluminação. Com esses trabalhos, nós poderemos nos deslocar com mais facilidade, além de mexer com a autoestima do morador que se sente valorizado tendo um local mais organizado e bonito para viver”, conta Adriana Oliveira, moradora do Alto do Boa Vista há 15 anos.

 

À frente da pasta de Transporte e Desenvolvimento Urbano, o secretário Mosart Amaral destaca a transformação imediata que a implantação dos equipamentos públicos já vem causando na vida da população carente. Mosart afirma ainda ser gratificante, enquanto gestor, ver que ações de pequeno porte podem geram um impacto tão positivo na vida dessas pessoas.

 

“O impacto grandioso que esse programa tem causado é enorme e indiscutível. O programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças vai atender todas as grotas de Maceió até o fim da gestão do governador Renan Filho. As obras nas seis comunidades que demos ordem de serviço seguem a todo vapor, tudo isso em apenas um mês. Já é possível verificar que os serviços seguem avançando”, disse o secretário.

 

“É nosso dever fazer com que obras de mobilidade sejam executadas, facilitando o dia a dia do povo do nosso Estado. E é uma satisfação imensa perceber que em tão pouco tempo já fomos capazes de mudar a autoestima de tanta gente. Isso é o que nos move e o que nos faz acordar todos os dias determinados a construir uma nova Alagoas, mais digna e mais justa para todos”, concluiu Amaral.

 

Com Agencia Alagoas

Fotos: Aílton Cruz

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.