Home > Outras Notícias > Branquinha recebe Caravana da Ciência

Branquinha recebe Caravana da Ciência

 

A Caravana da Ciência e Tecnologia de Alagoas aportou hoje (19) em Branquinha, na Escola Demócrito José, e contou com a presença da prefeita Ana Renata da Purificação que percorreu todas as salas de oficinas e shows de ciência da caravana. Ana interagiu com as oficinas e passou, inclusive, pelo Gerador de Van de Graaff, que acumula tensão eletrostática, e que faz arrepiar os cabelos.

A caravana acontece de 17 a 21, período em que se realiza a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e da Comunicação (MCTIC). “A Ciência Alimentando o Brasil” é o tema deste ano da semana.

De acordo com a coordenadora da caravana, Lenilda Austrilino, este ano o projeto itinerante conta com novas oficinas, como a de Segurança Alimentar, que discute a forma de se utilizar os alimentos para que eles possam oferecer melhores resultados para a saúde através da higienização e conservação dos produtos; uma outra oficina discute a importância das leguminosas na alimentação.

Já outra nova oficina é a de medidas antropométricas, que faz o levantamento sobre a relação peso-altura, que desvela o índice de massa corporal. Há também uma oficina de biologia sobre digestão. Além disso, a caravana oferece uma exposição dos 44 anos da ida do homem à lua. É uma exposição de banners e maquetes sobre os foguetes lançados ao espaço nesse período, oriunda do Panamá.

Nesta 12ª edição, o projeto itinerante teve início na segunda feira, quando foram iniciados os trabalhos na Usina Ciência, com um encontro de caravaneiros antigos e atuais, na tarde em que a instituição comemorava seus 25 anos de existência. Durante o dia de ontem, a caravana levou suas oficinas para duas escolas de São Luis do Quitunde.

A caravana visa levar conhecimento científico, através de oficinas e shows de química, física, biologia, matemática entre outros, para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio, para as comunidades em geral, e também estimular o gosto pela ciência, pelo aprendizado empírico, possibilitando o interesse pela área e o surgimento de novos cientistas.

 

Assessoria

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.