Home > Últimas Notícias > Nova pesquisa: Renan Filho e Renan Calheiros lideram para o governo e Senado

Nova pesquisa: Renan Filho e Renan Calheiros lideram para o governo e Senado

Uma nova pesquisa de intenção de votos para governo e Senado, divulgada nesta quarta-feira, aponta para a liderança do governador Renan Filho (PMDB) e do senador Renan Calheiros (PMDB), que devem concorrer a reeleição em 2018.

 

Registrado no TRE-AL com o número 06664, a pesquisa foi realizada pela Compset/Cada Minuto. Sediada em Salvador, a Compset tem atuação em estados do Nordeste. Foram realizadas 1800 entrevistas em Maceió e Região Metropolitana, Agreste, Sertão, Baixo São Francisco e Litoral Norte, entre 29 de junho e 1° de julho, com margem de erro de 2,31% e confiança de 95%.

 

Os resultados apresentados aqui por outros institutos de pesquisa, entre os quais o Ibrape e Falpe, são confirmados pela pesquisa Compset, que montou um cenário para o governo e outro para o Senado, com base em eventuais candidaturas para estes dois cargos.

 

Para o governo, a pesquisa apresentou aos entrevistados apenas dois nomes.

 

De acordo com a pesquisa, o governador Renan Filho (PMDB) teria, se a eleição fosse hoje, 37% das intenções de voto, abrindo uma vantagem de 11 pontos percentuais em relação ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que aparece com 26%. O número de indecisos, de 22% é alto, assim como o de branco e nulo (16%), o que mostra que existe “espaço” para um terceiro candidato.

 

Para o Senado, disputa é mais acirrada

 

Para as duas vagas de senador, o cenário da pesquisa incluiu apenas 4 possíveis candidatos: Renan Calheiros (PMDB), Benedito de Lira (PP), Teotônio Vilela Filho (PSDB) e Marx Beltrão (PMDB).

 

No geral, o levantamento confirma os resultados apresentados por outros institutos, com Renan e Teo Vilela nas primeiras posições.

 

O que destoou mesmo foi a citação do ministro do Turismo, que aparece na terceira posição, à frente de Benedito de Lira. Nas demais pesquisas divulgadas até agora, Marx Beltrão aparece na última posição, com menos de 10% das intenções de votos.

 

De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje e fossem apenas estes os candidatos, o senador Renan Calheiros (PMDB) teria 27% dos votos, com uma pequena vantagem para os outros concorrentes. Téo Vilela teria 26%, Marx 25% e o Biu 20%.

 

A novidade é a consolidação do deputado federal e ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB), como forte candidato à segunda vaga do Senado, com 25%. O ministro vem se firmando como a nova opção, mais notadamente no segundo voto, cenário onde lidera.

 

A pesquisa revela também o forte potencial de transferência de voto do ministro em suas bases. Numa eleição dupla para o Senado, tal fator pode ser determinante para o sucesso da candidatura do senador Renan Calheiros. Isso pode ser o motivo para aproximar o deputado federal, agora ministro, do senador Renan Calheiros, tendo como ponte o Palácio República dos Palmares, pela afinidade que têm Marx Beltrão e Renan Filho.

 

O resultado da pesquisa para senador inclui a soma dos 1° e 2° votos.

 

Com Gazetaweb/Blog do Edvaldo Junior

Foto: Ilustração

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.