Home > Últimas Notícias > FORTALECER OS MANDATOS E VALORIZAR O PODER LAGISLATIVO 

FORTALECER OS MANDATOS E VALORIZAR O PODER LAGISLATIVO 

Ninguém de bom senso pode ter dúvida que vivemos um momento de crise na política brasileira. As críticas e as cobranças crescem e o “político” é visto pela maioria dos eleitores como alguém, no mínimo, capaz de se envolver em corrupção.

Nós, vereadores, por termos maior proximidade com a população, sentimos esse descontentamento todo santo dia.
Se por um lado somos os mais cobrados, acredito que também temos o poder de iniciarmos uma reação para valorizarmos a nobre tarefa da representação popular.
Indico como um dos caminhos a serem trilhados o de esclarecermos aos eleitores sobre o papel do Poder Executivo e o do Poder Legislativo.

Proponho que devemos fazer isso praticando uma política que nos coloque como, principalmente, elaboradores de leis e fiscalizadores dos prefeitos e de seus secretários.

Não cabe ao vereador oferecer os serviços que são de responsabilidade da Prefeitura. Educação, Saúde, Habitação e Infraestrutura, por exemplo, são serviços públicos definidos pela Constituição como atribuições do Executivo, seja ele a União, o Estado ou o Município.

O vereador é incumbido de cobrar, indicar, solicitar, propor que o município e seus cidadãos recebam as ações destes poderes.
Por mais que o edil tenha aproximação partidária com o prefeito, é preciso que sua atuação seja pautada pelo interesse público, sempre preservando sua independência para assim cumprir o seu papel fiscalizador, que pode ser feito com equilíbrio, sem prejudicar as boas relações políticas.

Temos que dar exemplo de que a política pode e deve ser coisa séria.
É preciso investir no mandato, fazendo cursos de atualização legislativa, conhecendo as leis e sabendo utilizá-las para que atendam os interesses da população, a exemplo da Lei Orçamentária Anual, que define onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos.

Conclamo os colegas vereadores a participarem desta cruzada em prol do fortalecimento dos nossos mandatos e da valorização do poder legislativo. E a nossa cota de contribuição para recuperar a boa imagem da política no Brasil.
Anizio Amorim, o Vereador Anizão de Murici, Alagoas.

 

Por Anízio Amorim  (Vereador por Murici)

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.