Home > Últimas Notícias > Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comunidades quilombolas de Santana do Mundaú recebem evento

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comunidades quilombolas de Santana do Mundaú recebem evento

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20, a prefeitura de Santana do Mundaú, através de uma iniciativa da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira (30), o projeto “Viver com igualdade, respeitando as diferenças. Educação Quilombola, um direito a ser efetivado”, que levou às comunidades Quilombolas, Filus; Mariana e Jussarinha, uma programação repleta de atividades especiais.

 

Com a presença do prefeito Arthur Freitas, o evento que contou com o apoio das secretarias de Saúde e Assistência Social, teve atendimento médico, exercícios físicos, apresentações culturais, música, oferta de lanches, além de diversas brincadeiras que resgatam a tradição e a cultura da criançada, como corrida de saco e quebra pote. Na oportunidade, o gestor agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho da equipe que idealizou o projeto. 

 

“Tenho a felicidade de administrar este município que é tão rico em história. As comunidades Quilombolas são uma prova viva que temos que valorizar e incentivar projetos como este, que cultivam a troca de experiências e mantêm viva uma tradição que ultrapassa gerações. São famílias que se destacam por seu exemplo de superação e força de vontade, então, é nosso dever promover momentos de interação como esse, e garantir que como qualquer cidadão, eles possam ter acesso aos direitos fundamentais previstos em Lei. Estão todos de parabéns pelo empenho”, destacou.

 

 

Para a agricultora e artesã, Raimunda dos Santos, que no evento expôs seu lindo trabalho feito a partir da fibra da bananeira, o momento é de celebrar. “Foram momentos de confraternização e conscientização, uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho e a importância da cultura e do povo africano para Santana do Mundaú. Agradecemos ao prefeito e a todos pela iniciativa”, disse. 

 

Bastante feliz com resultado, a secretária de educação, Daniele Márcia, agradeceu o apoio de todos os parceiros, e ressaltou que o projeto surgiu da importância de valorizar a riqueza cultural das comunidades. “Esse projeto surgiu da intenção de propagar a cultura e as tradições do nosso município, além de ensinar às crianças, em especial, a importância da luta pela igualdade e o respeito ao próximo”, finalizou.

 
 
 
Com Assessoria de Comunicação de Santana do Mundaú 

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.