Home > destaques > Ministro afirma que Alagoas elevou qualidade da educação de forma consistente em 4 anos

Ministro afirma que Alagoas elevou qualidade da educação de forma consistente em 4 anos

O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou, nesta sexta-feira (27), em Arapiraca, que Alagoas elevou de forma consistente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele e o governador Renan Filho estiveram na capital do agreste para a inauguração das instalações definitivas do Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

O ministro enfatizou que o crescimento do Ideb de Alagoas “não é à toa”, se deve às políticas públicas educacionais implementadas pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos, a exemplo das 50 escolas em tempo integral e do Programa Escola 10.

 Márcio Ferreira

“Quem assistiu à transmissão dos resultados do Ideb e do Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) viu que, a cada dois minutos, eu citava o exemplo do que o Estado de Alagoas está fazendo. A gente, por muito tempo, acostumou-se de forma negativa a ver o Estado nas últimas posições e quando você ver Alagoas crescer de forma consistente nesses últimos quatro anos e chegar onde chegou é um grande passo”, declarou o ministro da Educação, durante entrevista coletiva.

“Não é um crescimento à toa. Temos olhado e acompanhado muito de perto a evolução (da educação) de Alagoas, mostrando que é possível mudar essa situação”, acrescentou.

O governador recordou que Alagoas registrou um dos maiores crescimentos do Ideb em âmbito nacional e que a meta para o segundo mandato é deixar o Estado entre os cinco com melhor qualidade da educação em nível médio do Brasil.

 Márcio Ferreira

“O lugar reservado a nossa educação no passado era sempre o último. A gente conseguiu mudar isso. Alagoas foi, no nível médio – que é de responsabilidade do Estado – o que mais cresceu em qualidade da educação no Brasil. Nós saltamos de último lugar para 16° e a ideia é que, nos próximos quatro anos, a gente coloque Alagoas entre os cinco Estados com a melhor qualidade da educação no nível médio do país. Esse é o desafio”, declarou Renan Filho, ao lado do vice-governador, Luciano Barbosa, e da secretária de Estado da Educação, Laura Souza.

Ifal 

O ministro e o governador inauguraram as novas e definitivas instalações do Campus Arapiraca do Ifal. A unidade foi criada em 2010, como resultado da expansão da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica em todo o país. As aulas e demais atividades, entretanto, ocorriam de forma provisória em imóveis cedidos e alugados.

 

Com a inauguração, o IFAL de Arapiraca passa a contar com prédio próprio, dotado de modernas instalações. A unidade de Arapiraca possui mais de mil alunos e conta com 89 servidores. O Ifal fica numa área total de quase 60 mil m², já o prédio ocupa 5.577,39m² e conta com 13 salas de aula, laboratórios, quadra de esportes, campo de futebol, refeitório, áreas de lazer e espaços destinados à convivência.

 Márcio Ferreira

Possui, ainda, auditório com capacidade para cerca de 170 pessoas e biblioteca com dois pavimentos, áreas reservadas para estudo e espaço com computadores. O prédio é totalmente acessível, inclusive com elevadores para cadeirantes. O local também comporta estacionamento e uma área verde que deve ser destinada para o cultivo de horta orgânica.

Renan Filho disse que, ao lado de Luciano Barbosa, sempre foi um grande entusiasta da expansão do Ifal em Alagoas. Como prefeitos de Murici e de Arapiraca, respectivamente, recordou que conseguiram aprovar a construção dos campi das duas cidades.

“O de Murici já foi entregue e agora estamos inaugurando o Campus de Arapiraca com a estrutura 100% pronta. Isso vai dá mais condições para que o Instituto Federal preste aqui um grande serviço, ajude a formar os alagoanos, a qualificar a nossa mão de obra e assim facilitar o acesso ao mercado de trabalho, elevando a produtividade da nossa economia, o que fará, sem dúvidas, Alagoas avançar mais rapidamente”, avaliou o governador.

 Márcio Ferreira

Localizado no agreste alagoano, o Campus Arapiraca do IFAL iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010 e desenvolve atividades em permanente diálogo com a sociedade local e com 20 cidades circunvizinhas, oferecendo os Cursos Técnicos Integrado de Nível Médio nas áreas de Informática e Eletroeletrônica, nos turnos matutino e vespertino; e o Curso Técnico Subsequente de Eletroeletrônica noturno.

A partir do primeiro semestre de 2019, um novo curso subsequente vai ser ofertado, o de Logística. O Campus oferta ainda cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Mulheres Mil.

Participaram, ainda, da solenidade de inauguração do Campus Arapiraca, o senador Renan Calheiros, o reitor do Ifal em Alagoas, Sérgio Teixeira; o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo; o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o “Paulão “, dentre outras autoridades.

 

Com Assessoria – Texto: Severino Barbosa

Foto: Márcio Ferreira

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.