Home > Outras Notícias > Mulheres Mil – Ifal: beneficiárias de Branquinha comemoram a chance de se profissionalizar

Mulheres Mil – Ifal: beneficiárias de Branquinha comemoram a chance de se profissionalizar

Situada a 56 km de Maceió, a cidade de Branquinha enfrentou, em 2010, uma enchente que deixou a região praticamente destruída. “Muita coisa foi por água abaixo”, relembrou a moradora Cleonice Gomes. Passados cinco anos do ocorrido, dezenas de mulheres estão deixando esse cenário de perdas para trás. Elas comemoraram, nessa terça-feira (30), durante um encontro de acolhida realizado na Escola Municipal Demócrito José, a chance de ter seus sonhos reconstruídos, com a chegada do Mulheres Mil na localidade.

“É a nossa oportunidade de ter uma profissão, um futuro melhor”, resumiu Cleonice, animada com o início das aulas. Foram 140 vagas distribuídas na unidade remota do programa em Branquinha. Os cursos oferecidos são de marcheteira, onde as beneficiárias aprendem a ornamentar peças de madeira, e de cartonageira, voltado à produção de embalagens.

O momento de boas-vindas às alunas foi conduzido pelo professor Elielson Oliveira. Na oportunidade, a diretora-geral do Ifal Murici, Jocília Rodrigues, falou da importância de fazer escolhas certas e pediu que as educandas fossem incentivadoras umas das outras. “Até o fim, permaneçam juntas. Contem também com o apoio de toda a equipe de suporte do programa. Vocês vão conseguir”.

Para a dona de casa Maria Rosália Vicente, voltar a estudar é um desafio prazeroso. “É bom a gente aprender, buscar uma atividade. Por mais complicado que pareça, só de colocar nossa mente em movimento já é um ganho”, defendeu, enquanto se servia do lanche comemorativo preparado para a ocasião, junto com as colegas.

De acordo com a prefeita da cidade, Ana Renata da Purificação, a capacitação profissional significa crescimento para as atendidas, mas também para as suas famílias e toda a comunidade. Já a vice-prefeita, Vânia Menezes, declarou que considera as mulheres que estão buscando melhoria de vida através da educação “um grande exemplo de força, de luta e certamente de muitas vitórias”.

Todos os discursos de motivação receberam aplausos da plateia. No evento, também estiveram presentes a secretária de Assistência Social do município, Maria Marly Gomes, e a integrante da equipe sistêmica do Mulheres Mil no estado, Sophia Aguiar.

Sobre o programa

Executado pelo Instituto Federal de Alagoas – Ifal, o Mulheres Mil está capacitando 1.700 mulheres em dez municípios alagoanos. Além de Branquinha, o programa atende atualmente as cidades de Maceió, Capela, Viçosa, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Coruripe, Arapiraca, Estrela de Alagoas e Igaci.

O grande diferencial é que, aliado à profissionalização, as beneficiárias têm acesso a componentes curriculares voltados à formação cidadã, elevação da autoestima, saúde e direitos da mulher, empreendedorismo e economia solidária.

A meta do programa, que integra o Plano Brasil Sem Miséria do governo federal, é promover a emancipação social, econômica e educacional de milhares de brasileiras em situação de vulnerabilidade.

 

Com Ascom Ifal

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.