Home > Últimas Notícias > Hospital Geral do Estado é referência na formação acadêmica de universitários

Hospital Geral do Estado é referência na formação acadêmica de universitários

Um bom estágio é fundamental na formação de qualquer profissional e, quando se trata da área de saúde, é importante optar por uma unidade hospitalar que seja referência e tenha especialistas capazes de auxiliar o futuro profissional. Nesse cenário, o Hospital Geral do Estado (HGE), que tem compromisso com o desenvolvimento acadêmico, está sendo a porta para estudantes de todas as áreas da saúde, que procuram ampliar seus conhecimentos, aliando teoria à prática.

 

O estudante Thiago de Souza, que cursa o 10º período de Medicina na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), está passando por uma experiência única e importante na sua vida acadêmica.

 

 

Há mais de dois meses está estagiando no HGE, um hospital que tem mais de 500 atendimentos diários e, apesar de ser voltado para urgência e emergência, atende casos da Atenção Básica, que deveriam ser resolvidos nos postos de saúde, gerenciados pelos municípios.

 

Atualmente, Thiago de Souza atua na área vermelha para traumas, por onde passam as vítimas de acidentes de trânsito, arma de fogo e branca, quedas e outros problemas. Ele tem vivenciado situações que considera importantes para a vida de qualquer profissional de saúde.

 

“Apesar do HGE ser referência para urgência e emergência,  temos um leque de casos, que vão desde os mais primários até os mais complexos. Aprendemos procedimentos que vamos utilizar na vida profissional, além da atenção que temos dos médicos”, disse o universitário, que ainda está definindo qual especialidade irá se dedicar futuramente.

 

Maria Eduarda e Andressa Martins, que até o fim do ano estão concluindo o Curso de Nutrição na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), não se arrependeram em escolher o HGE para estagiarem.

 

Nesses meses em que estão acompanhando os profissionais, conseguiram seguir o trabalho desenvolvido pela equipe que cuida da dieta dos pacientes e constataram que há uma preocupação com os internados e após a alta médica.

 

“As informações e práticas que estamos acompanhando servirão para nossa vida profissional, porque nos deparamos com muitas patologias. Isso nos leva a buscar mais conhecimento, para que entremos no mercado de trabalho como profissionais qualificados”, afirmam as acadêmicas.

 

Além de enriquecerem seus conhecimentos, as acadêmicas que também tiveram atividades práticas, deixam sua contribuição para unidade hospitalar. Elas desenvolveram um manual com orientações para as mães que estão na pediatria, utilizarem em suas residências após os filhos receberem alta, com indicações da dieta que deverá ser adotada.

 

“Estar no HGE é importante, porque os alunos constatam na prática o que aprendem na universidade, O hospital é porta aberta e dá oportunidade para ver casos do serviço primário aos mais complexos”, disse a presidente do Centro de Estudos Professor Rodrigo Ramalho, Sandra Villar.

 

 

Isso faz com que a procura por estágio seja grande no hospital, que atende apenas as faculdades que tem convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

 

Com AgenciaAlagoas

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.