Home > Outras Notícias > Vergel lidera ranking de redução de homicídios entre os bairros mais violentos

Vergel lidera ranking de redução de homicídios entre os bairros mais violentos

A redução dos índices de violência tem sido uma das principais conquistas do Governo de Alagoas. De acordo com pesquisa realizada pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), até setembro de 2015, o indicador que controla os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) caiu progressivamente em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Em Maceió, os bairros identificados como mais problemáticos pelo Neac, como Vergel do Lago, Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes, apresentaram uma queda significativa no número de homicídios registrados. De setembro de 2014 até setembro deste ano, o bairro Vergel do Lago liderou o ranking, com redução de 50% dos valores registrados.

 

Outra região que também se destacou nesse período foi o bairro do Tabuleiro do Martins. Um dos locais de maior incidência criminal no estado conseguiu alcançar em apenas um ano redução de 34% do indicador de CVLI, seguido pelos bairros do Jacintinho, com 30% e Benedito Bentes, 8%.

 

Segundo o assessor de análise criminal da SSP, capitão Anderson Cabral, esses resultados só foram possíveis através de diversas operações integradas realizadas ao longo do ano. “Todos os dias temos reuniões com todo o staff da secretaria para definir as estratégias do dia seguinte. Além das operações nas áreas de maior incidência criminal, fazemos também ações pontuais onde são identificados desvios na média do CVLI”, explica o capitão Cabral.

 

Já quando se insere no cenário macro dos municípios, as maiores regiões metropolitanas do Estado de Alagoas também conquistaram índices positivos. Em Maceió, até outubro deste ano, os números já reduziram 22,7% em relação ao mesmo período de 2014. Os municípios de Arapiraca e Rio Largo seguem no mesmo caminho, com queda de 21,4% e 33,3%, respectivamente.

Ainda de acordo com levantamento realizado pelo Neac, até setembro deste ano, Alagoas teve uma redução acumulada de 19% em relação a setembro de 2014. Além disso, desde que foram iniciados os registros de CVLI no estado, em 2011, Alagoas nunca tinha ocupado uma posição tão positiva em relação à taxa de homicídios, que é calculada pelo número de mortes divido pela estimativa de habitantes na região.

 

De acordo com capitão Anderson Cabral, até outubro deste ano, a taxa era de 54,1 mortes a cada mil habitantes, mas a tendência é que, até dezembro, o número fique abaixo de 50, tirando Alagoas das primeiras colocações do índice de violência no país.

 

Outros indicadores

 

Somado aos indicadores de CVLI, o crescimento de apreensão de armas de fogo e os registros de ocorrência feitos pelo Disque Denúncia contribuem para mudar a realidade de violência no estado. Até o momento, foram 1608 armas apreendidas, representando um aumento de 40% se comparado ao ano anterior; já a adesão do Disque Denúncia cresceu 11,6% entre a população.

 

“É preciso que as pessoas entendam a importância de sua participação direta na redução dos nossos indicadores. Precisamos agir juntos e, quanto mais contribuições tiverem dos alagoanos, melhor”, destaca o assessor de análise criminal da SSP.

 

Com Agencia Alagoas

 

registrado em:

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.