Home > Outras Notícias > Alunos e professores da Rede Estadual representam AL em mostra científica no RS

Alunos e professores da Rede Estadual representam AL em mostra científica no RS

Dois projetos nas áreas de Química e Ciências Ambientais, desenvolvidos por alunos e professores da Rede Pública Estadual, representaram Alagoas na Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que reuniu 376 trabalhos e pesquisadores de vários países na semana passada, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Os estudantes Ketlen Monique da Conceição e Uillas da Silva Onofre, orientados pelo professor Jenivaldo Lisboa de Araújo, da Escola Estadual Muniz Falcão, desenvolveram um tratamento dos resíduos gerados no laboratório da própria unidade escolar.

 

Já Hércules Porfírio de Jesus Santos, Larissa Siqueira de Albuquerque e Wivia Karolline dos Santos, orientados por Nadja Maria Alves de Souza e Karine de Queiroz Martins, da Escola Estadual Profª Izaura Antonia de Lisboa, desenvolveram projeto sobre Avaliação dos Extratos Naturais a Base de Urtiga (Urtiga dioica) para o controle da Lagarta (Ascia monuste). Os trabalhos foram voltados para a realidade dos municípios onde vivem, Cacimbinhas e Arapiraca, respectivamente.

 

A participação na Mostratec teve o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na busca da promoção e despertar da pesquisa científica desde a Educação Básica. É o que afirma a Secretária Executiva, Laura Souza.

“A Seduc vem procurando apoiar a participação dos nossos alunos em eventos de divulgação científica, por entender que a formação em ciências vai além dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Os alunos precisam conhecer o método científico, precisam compreender que através da ciência podem entender melhor o universo, se tornar cidadãos mais críticos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde vivem”, avaliou.

Experiências

 

Os professores e orientadores das pesquisas ressaltam os aprendizados adquiridos, em qual destacam entre os principais aspectos o conhecimento durante a mostra.

“Trata-se de uma importante oportunidade de difusão do conhecimento científico, permitindo a propagação dos trabalhos dos jovens oriundos da Educação Básica, que se sentem estimulados pelo reconhecimento recebido em ter seus trabalhos aprovados, além de poder trocar experiências com estudantes de diversos lugares do Brasil e, até mesmo, jovens de outras nacionalidades”, avaliou o professor Jenivaldo Lisboa.

 

A professora Nadja Souza ratifica as palavras do colega. “Os trabalhos foram muito elogiados, pela atitude louvável em buscar melhorias para o ambiente em que vivem. Esta participação tem grande importância para os alunos, pois além do intercambio e oportunidade de divulgação, depois de um evento internacional, eles querem sempre melhorar o estudo desenvolvido porque sabem que podem alcançar um objetivo maior, melhorando, consequentemente, o desempenho na sala de aula”, completa.

 

Com  Agencia Alagoas

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.