Home > Últimas Notícias > Gestão Júnior Menezes coloca União dos Palmares entre as 20 redes de ensino do país reconhecidas pelo MEC por promover educação antirracista

Gestão Júnior Menezes coloca União dos Palmares entre as 20 redes de ensino do país reconhecidas pelo MEC por promover educação antirracista

A gestão do prefeito Júnior Menezes levou União dos Palmares a conquistar um dos maiores reconhecimentos da educação pública brasileira. O município está entre as 20 redes de ensino do país premiadas pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais 2025.
União dos Palmares é a única cidade de Alagoas a receber o selo, que reconhece práticas estruturantes voltadas à equidade racial, inclusão e valorização da educação quilombola.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (6), em Brasília (DF), com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Francisco da Silva, da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e da professora doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que dá nome à honraria.
Representando o município, estiveram presentes a secretária de Educação, Mariana Magalhães, e o secretário de Finanças, Paulo Victor Menezes, que receberam o prêmio em nome da rede municipal de ensino.

O Selo Petronilha simboliza o compromisso das redes premiadas com a implementação de políticas educacionais voltadas à promoção de uma educação antirracista, democrática e inclusiva. Ao todo, o MEC certificou 436 redes de ensino — sendo 428 municipais e 8 estaduais — e premiou com destaque nacional apenas 20 delas, que também receberão R$ 200 mil para o fortalecimento de suas ações educacionais.

Para o prefeito Júnior Menezes, o reconhecimento é motivo de orgulho e reafirma o compromisso da gestão com uma educação pública transformadora:
“É um orgulho enorme para nós sermos reconhecidos nacionalmente por essa política que dialoga diretamente com a história e a identidade do nosso povo. União dos Palmares é terra de Zumbi, berço da liberdade, e segue construindo uma educação mais justa, inclusiva e antirracista. Esse selo é o resultado de um trabalho coletivo, de uma gestão comprometida com o futuro das nossas crianças e jovens”, destacou o prefeito.

A secretária de Educação, Mariana Magalhães, celebrou o prêmio como resultado do empenho da rede municipal e da valorização das práticas de formação e equidade.
“Esse selo representa o trabalho diário de cada gestor, professor e servidor que acredita em uma escola que respeita as diferenças, valoriza a cultura afro-brasileira e promove o aprendizado com equidade. É o reconhecimento de uma política construída com sensibilidade e compromisso social”, afirmou a secretária.

O Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é uma iniciativa do MEC, por meio da Diretoria de Políticas de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (DIPERQ/Secadi), e integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). O selo tem como objetivo reconhecer e valorizar as secretarias de educação que se destacam por políticas e programas voltados à implementação da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatória a temática da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da educação básica.

Com mais essa conquista, União dos Palmares reafirma sua identidade histórica e o compromisso da gestão Júnior Menezes com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.

Por Assessoria 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.