A gestão do prefeito Júnior Menezes levou União dos Palmares a conquistar um dos maiores reconhecimentos da educação pública brasileira. O município está entre as 20 redes de ensino do país premiadas pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais 2025.
União dos Palmares é a única cidade de Alagoas a receber o selo, que reconhece práticas estruturantes voltadas à equidade racial, inclusão e valorização da educação quilombola.
A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (6), em Brasília (DF), com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Francisco da Silva, da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e da professora doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que dá nome à honraria.
Representando o município, estiveram presentes a secretária de Educação, Mariana Magalhães, e o secretário de Finanças, Paulo Victor Menezes, que receberam o prêmio em nome da rede municipal de ensino.
O Selo Petronilha simboliza o compromisso das redes premiadas com a implementação de políticas educacionais voltadas à promoção de uma educação antirracista, democrática e inclusiva. Ao todo, o MEC certificou 436 redes de ensino — sendo 428 municipais e 8 estaduais — e premiou com destaque nacional apenas 20 delas, que também receberão R$ 200 mil para o fortalecimento de suas ações educacionais.
Para o prefeito Júnior Menezes, o reconhecimento é motivo de orgulho e reafirma o compromisso da gestão com uma educação pública transformadora:
“É um orgulho enorme para nós sermos reconhecidos nacionalmente por essa política que dialoga diretamente com a história e a identidade do nosso povo. União dos Palmares é terra de Zumbi, berço da liberdade, e segue construindo uma educação mais justa, inclusiva e antirracista. Esse selo é o resultado de um trabalho coletivo, de uma gestão comprometida com o futuro das nossas crianças e jovens”, destacou o prefeito.
A secretária de Educação, Mariana Magalhães, celebrou o prêmio como resultado do empenho da rede municipal e da valorização das práticas de formação e equidade.
“Esse selo representa o trabalho diário de cada gestor, professor e servidor que acredita em uma escola que respeita as diferenças, valoriza a cultura afro-brasileira e promove o aprendizado com equidade. É o reconhecimento de uma política construída com sensibilidade e compromisso social”, afirmou a secretária.
O Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é uma iniciativa do MEC, por meio da Diretoria de Políticas de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (DIPERQ/Secadi), e integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). O selo tem como objetivo reconhecer e valorizar as secretarias de educação que se destacam por políticas e programas voltados à implementação da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatória a temática da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da educação básica.
Com mais essa conquista, União dos Palmares reafirma sua identidade histórica e o compromisso da gestão Júnior Menezes com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.
Por Assessoria
