Home > Outras Notícias > Municípios da Zona da Mata se mobilizam para discussão da Base Nacional Curricular

Municípios da Zona da Mata se mobilizam para discussão da Base Nacional Curricular

Educadores de todo o Brasil se mobilizaram para discutir a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que unificará o conteúdo fundamental a ser ensinado em sala de aula da Educação Infantil ao Ensino Médio. Neste dia, a 4ª, 2ª e 12ª Gerências Regionais (Gere) promoveram discussão sobre o tema com as suas escolas em Viçosa, São Miguel dos Campos e Rio Largo.

 

Em Viçosa, a 4ª Gere intensificou o debate junto aos diretores – atuais e os que assumirão a gestão no próximo ano – e coordenadores pedagógicos de escolas públicas e particulares dos oito municípios que compreendem esta região da Zona da Mata.

 

Durante o encontro, além da apresentação do site oficial do movimento, o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, apresentou as opções de cadastros e esclareceu dúvidas do público. Na ocasião, ele informou que as contribuições ao documento podem ser efetuadas de dezembro de 2015 até fevereiro de 2016 pelo site  basenacionalcomum.mec.gov.br.

 

Movimento 

 

De acordo com a gerente da 4ª Gere, Rosileide Queiroz de Alencar, este é o segundo momento de mobilização da regional. Ela explicou que a próxima etapa será nos municípios, com envolvimento de escolas, sindicatos e outras representações.

 

“Estou sentido que o resultado será bastante positivo. Este movimento é muito importante, você se vê naquele documento e sabe que sua colaboração, por menor que seja, vai contribuir para a construção dessa base nacional, o que é muito gratificante”, avaliou.

 

O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, destaca que o movimento desencadeado em todo o país  precisa da discussão e contribuição de todos os envolvidos, sobretudo daqueles que estão na escola – professores e alunos.

 

Lisboa informa que, para efetivar sua contribuição ao documento, é preciso que as escolas se cadastrem no portal da BNCC. As contribuições poderão ser realizadas individualmente, por escola ou regional. Ele também declarou que no próximo dia 15, o Ministério da Educação fará o primeiro corte das sistematizações já realizadas.

 

“Até o momento contamos com 182 escolas cadastradas dentre 317 da rede estadual. Das redes municipais, cerca de 10% das escolas se cadastraram. Também estamos nos mobilizando para ampliar a participação das instituições federais e privadas”, declarou.

 

Contribuição

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que congregará o conteúdo fundamental a ser ensinado nas quatro áreas de conhecimento da Educação Básica: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Seu processo de construção está em andamento e é coletivo, contando com a colaboração de todos os envolvidos no processo educacional. Quando concluído, o documento subsidiará a construção do currículo de mais de 190 mil escolas públicas e particulares em todo o Brasil.

 

Qualquer cidadão brasileiro pode contribuir para a elaboração da BNCC e apresentar sua proposta para o currículo da Educação Básica no site basenacionalcomum.mec.gov.br. O sistema está aberto para contribuições até o dia 15 de dezembro, primeira data de corte do MEC.

 

Em Alagoas, a Seduc, responsável pela mobilização estadual para a construção da BNCC, tem até o dia 15 de fevereiro de 2016 para sistematizar e reunir as propostas alagoanas ao documento e enviá-las para o Ministério da Educação.

 

 

Com Agencia Alagoas

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.