Home > Últimas Notícias > Ações de incentivo à agricultura familiar abrem 6ª edição do Governo Presente

Ações de incentivo à agricultura familiar abrem 6ª edição do Governo Presente

 
 
O governador Renan Filho deu início, na manhã desta sexta-feira (7), às ações da sexta edição do Governo Presente. A abertura dos trabalhos aconteceu no Assentamento Dom Hélder Câmara, zona rural de Murici, Zona da Mata alagoana.

 

As cem famílias do núcleo rural da reforma agrária e comunidades rurais adjacentes receberam obras de infraestrutura hídrica e de incentivo à produção da agricultura familiar.

 

“Estamos iniciando a sexta edição do Governo Presente no Assentamento Dom Hélder para nos aproximarmos do trabalhador rural, do agricultor familiar, daquele que precisa das ações do governo do Estado. Acredito que o governo deve estar mais próximo de quem precisa, por isso o Governo Presente é tão simbólico e por isso começamos por este Assentamento da reforma agrária”, afirmou Renan Filho.

 

Uma tenda foi montada no coração do Assentamento, onde o governador, ao lado do secretário estadual de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Álvaro Vasconcelos, entregou as chaves de um trator ao prefeito de Murici, Olavo Neto. A máquina foi repassada à presidente do Assentamento Dom Hélder Câmara, Maria Rita Rosa dos Santos.

“Esse trator será usado aqui em benefício dos agricultores. A pior coisa é ver um trator recolhendo metralha nas ruas. A prefeitura já tem as suas máquinas”, disse Renan Filho.

 

O governador fez a entrega de 32.570 kg de sementes de feijão e milho que vão beneficiar 6.248 agricultores. Junto à Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas – foram distribuídas 30 barracas de feira aos trabalhadores rurais para melhorar a comercialização do que é produzido.

Agricultores do Curso de Capacitação em Agroecologia Frutífera, desenvolvido pela Emater, receberam certificados de conclusão. O gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Adolfo Barbosa, foi homenageado durante a solenidade de abertura do Governo Presente com a entrega de um troféu.

 

Chamado de “O Caçador de Nascentes”, ele já identificou e restabeleceu 90 fontes de água por todo o Estado, através do Programa de Recuperação de Nascentes.

 

Aos moradores do Assentamento Dom Hélder Câmara foram entregues duas nascentes recuperadas. O núcleo da reforma agrária foi contemplado ainda com um chafariz para distribuição de água, além da instalação torneiras, chuveiros e lavanderias para facilitar o acesso das famílias à água.

“Agora está bem melhor. Antes, tomávamos banho de cuia”, revelou o trabalhador rural Antônio Fernandes, 66 anos. “É a primeira vez aqui que tomo banho de chuveiro”, confessou ele, que mora no assentamento há 18 anos.

 

O prefeito de Murici prometeu instalar no Assentamento uma escola de ensino fundamental em tempo integral, bem como perfurar um poço artesiano, dentro de 30 dias. Já o governador garantiu pôr no chão três casas de taipa e reconstruí-las em alvenaria para alegria de dona Rosiete Veríssimo Pereira de Barros, 41 anos, que foi às lágrimas com a notícia.

 

“Fiquei muito alegre. Vai mudar muito a minha vida e dos meus cinco filhos. Será um sonho”, disse ela. Em seguida, a comitiva seguiu para o trevo de acesso a Murici, onde foram plantadas mudas de Ypê Amarelo do Sertão.

 

Com Agencia Alagoas

Fotos: Márcio Ferreira e Jailson Colácio

 
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.