Home > Últimas Notícias > Estado alerta para boatos por conta das chuvas; veja onde buscar informação oficial

Estado alerta para boatos por conta das chuvas; veja onde buscar informação oficial

Não é a primeira vez que situações de emergência e calamidade ocorrem em Alagoas e as redes sociais e aplicativos como o WhatsApp se tornam porta de entrada para veiculação de informações, muitas delas falsas, o que acabam gerando pânico na população.

As chuvas que caem em Alagoas nos últimos dias deixaram em alerta todo o estado, principalmente municípios que tradicionalmente sofrem com enchentes e deslizamentos. Durante a coletiva para atualizar números sobre as chuvas na capital e no interior, secretários de estado alertaram para que a população recorra a canais oficiais para conseguir informações sobre a chuva.

“Nós temos informações verídicas, essas redes são extremamente úteis do ponto de vista da comunicação, agora como elas tem um volume muito grande de informação, parte delas mesmo sendo minoria, a medida que não são confirmadas, elas podem criar uma sensação de problema maior, pode gerar problema ao invés de resolver. O governo do estado tem recebido muitas informações também, mas nós temos que checar todas elas para que venham a contribuir e não criar novos problemas”, disse o secretário de comunicação do Estado, Ênio Lins, durante a coletiva neste sábado.

Onde buscar informação oficial

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulga em seu site os boletins e alertas meteorológicos sobre as condições climáticas no estado. A população também pode fazer o download do aplicativo na Semarh para android na Play Store e para iOs na Apple Store. 

A Defesa Civil do Estado está atuando em conjunto com todas coordenadorias municipais. Quem precisar informar sobre deslizamentos, alagamentos e outras situações de risco pode entrar em contato pelos telefones 3315-2822 e 3315-2843.

O 193 do Corpo de Bombeiros também é uma opção para quem necessitar de socorro. Durante a noite, os Bombeiros ficam responsáveis por acionar as equipes de plantão.

A Eletrobras orienta que os clientes registrem as interrupções no fornecimento de energia pelo telefone 0800 082 0196, aguardem a chegada de equipe especializada, e não façam nenhuma tentativa de restabelecer o fornecimento por conta própria. A água é um bom condutor de energia e favorece o risco de acidentes.

Na capital, a Defesa Civil Municipal colocou à disposição da população os números 0800 030 6205 e pelo 3315-1437.  As informações sobre as condições meteorológicas, ruas interditadas e outros serviços também estão disponíveis no site da Prefeitura de Maceió.

 

Com Cada Minuto/ Vanessa Sequeira

Foto: Vanessa Siqueira

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.