Home > Esportes > Prefeitura e Rotary Club de União dos Palmares realizam 33ª Corrida da Consciência Negra

Prefeitura e Rotary Club de União dos Palmares realizam 33ª Corrida da Consciência Negra

No dia em que se comemora a Consciência Negra, as atenções estão voltadas para a Serra da Barriga, em União dos Palmares. A Secretaria Municipal de esportes em parceria com o Rotary Club de União dos Palmares realizou a 33ª Corrida da Consciência Negra, o evento teve ainda o apoio dos personais Kadu Santos e Lucielma Holanda.

Durante todo o dia, várias atividades, solenidades e inaugurações foram realizadas, apresentações de grupos culturais do município, rituais de religiosos de matriz africana e shows.

Teve início às 9h, a 33ª Corrida da Consciência Negra. O ponto de largada foi na Prefeitura de União dos Palmares e a chegada no platô da Serra da Barriga.

Atletas profissionais e iniciantes dos mais variados municípios, como: Maceió, Arapiraca, Murici, Santana do Mundaú e Garanhuns por exemplo, vieram participar da corrida em homenagem à consciência humana neste 20 de novembro.

“Essa é uma corrida tradicional, no calendário anual ela é permanente, os atletas são engajados, as equipes se organizam e vem, além de praticar o esporte, prestam honra aos heróis anônimos que lutaram pela igualdade” comentou Luciano Peixoto, secretario municipal de esporte.

 

Dia da Consciência Negra:

A data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

 

Com  Assessoria Rotary Club de União dos Palmares 

Fotos: Jailson Colácio

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.