Home > destaques > Renan Filho, Renan Calheiros e Quintella ouvem demandas do setor produtivo  

Renan Filho, Renan Calheiros e Quintella ouvem demandas do setor produtivo  

 
 Os candidatos Renan Filho (MDB), Renan Calheiros (MDB) e Maurício Quintella (PR), que concorrem respectivamente aos cargos de governador e senador de Alagoas, participaram nesta sexta-feira (17) de um encontro com o setor produtivo do Estado, onde ouviram as demandas do comércio, da indústria e do turismo, apresentaram propostas e reconheceram a importância desses setores para o crescimento e desenvolvimento de Alagoas. A sabatina aconteceu na Associação Comercial de Maceió, no bairro do Jaraguá. 

Na oportunidade, Renan Filho (MDB) citou algumas ações realizadas pelo Governo do Estado nos últimos quase quatro anos, ressaltando, por exemplo, que o estado cresceu 2,92% em 2017, em detrimento a apenas 1% de crescimento registrado no país. Também citou alguns investimentos realizados com o objeto de colaborar para o crescimento dos setores presentes ao encontro. 

“Nós temos feito vários investimentos em segmentos que refletem no comércio. O Ronda no Bairro do Centro, por exemplo, levou mais segurança para a região e tem potencializado as vendas. É o tipo de política pública que ajuda o comércio a avançar. Tem também o nosso incentivo fiscal para o setor atacadista, que é considerado o melhor do país, tem trazido novos investimentos para Alagoas e transformado o estado no principal centro de distribuição do Nordeste”, afirmou o candidato ao governo.

Entre as propostas para o setor produtivo, Renan Filho disse que pretende continuar incentivando as cadeias produtivas por meio da ampliação da competitividade e do mais moderno entendimento no que concerne à tributação, além de investir na melhoria da infraestrutura logística de Alagoas. O candidato falou ainda que vai analisar as demandas entregues hoje pelo setor e, na medida do possível, incorporar ao plano de governo. 

O presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, ressaltou a necessidade de Alagoas ter um governo antenado com o setor produtivo para que o estado possa crescer. Segundo ele, é preciso que haja mais preocupação com a saúde, a educação, a segurança pública e também a área de infraestrutura. “O empresariado não quer favor, mas o governo precisa estar atento a toda e qualquer distorção. O setor empresarial vai produzir para gerar resultados”, pontuou. 

 

Candidato à reeleição pelo Senado Federal, Renan Calheiros (MDB) citou a crise vivenciada pelo país e agravada pela recessão adotada pelo Governo Federal. Ele citou a grande quantidade de desempregados existentes atualmente e ressaltou que, sem emprego e elevação do consumo, é difícil fazer a economia se recuperar. 

Renan citou ainda a renegociação da dívida de Alagoas com o governo federal, que possibilitou um incremento de mais de R$  1,5 bilhão nos caixas do estado e estendeu o prazo de vencimento da dívida de 15 para 30 anos. 

 

“Alagoas não tinha capacidade nenhuma nem de fazer investimentos e nem de se endividar. No governo anterior havia necessidade de empréstimos e Alagoas precisou recorrer ao STF para isso. O que fizemos? Reunimos os governadores do Brasil para uma agenda que avançasse no sentido de fazer um novo pacto federativo”, falou, ressaltando que o indexador da dívida foi trocado e, só em 2015, o estado teve um incremento de receita de R$ 350 milhões.

O candidato Maurício Quintella (PR) aproveitou o encontro para citar as ações executadas em benefício de Alagoas enquanto ocupava o cargo de ministros dos Transportes. Entre elas, estão a dragagem do Porto de Maceió, a duplicação de rodovias e o avanço nas tratativas para construção de novos aeroportos no estado, que prometem alavancar ainda mais o turismo em regiões de grande potencial. 

 

Com Gazetaweb

Fotos: Dárcio Monteiro 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.